Bom, o que dizer desse prêmio? O que posso afirmar pelo que vi na noite de ontem (24/08/2010), é que essa gente tá de brincadeira. Começando pela "briguinha" arrumada, armada e ensaiada entre Serguei e Caetano Veloso. O que eles estavam fazendo lá? O que significou aquilo? O que aquilo somou ao prêmio? O Caetano, pelo menos, sabe cantar e é um ícone da MPB. Mas cá entre nós? Serguei? O cara nos anos 60 deu uma declaração à imprensa, quando da visita de Janis Joplin ao Rio de Janeiro, que havia transado com ela. Ninguém viu, ouviu ou registrou tal fato, de maneira que confirmasse isso e que ficasse pra posteridade. A galera engoliu e o cara se tornou celebridade desde então. Chegou a fazer um show mequetrefe na primeira edição do Rock in Rio em 1985, quando na verdade ele era apenas dono de uma loja de discos na capital fluminense. Então se eu comer a Madonna eu faço sucesso? Ah, desculpem-me. Já tem quem fez isso, né? Perdoai-me, "Jesus" pela injúria. Então dão ao cara a função de analisar os concorrentes ao prêmio e dissertar sua opinião como um verdadeiro "musiólogo", crítico entendido que ele não é.
Ok. Chegou a hora dos indicados ao prêmio em suas respectivas categorias. Dá licença? Música do ano "RECOMEÇAR" (acho que é isso mesmo) da banda teen "RESTART", que em inglês significa "RECOMEÇAR". Quanta criatividade. Meu Deus! Música do ano??? Fala sério! O pior é que essa pérola do lixo industrial musical para massas estava concorrendo com outros artistas novos excelentes a exemplo da cantora Maria Gadú.
Se eu for ficar falando aqui o quão essa porcaria é comprada, ninguém lerá esse texto. Por preguiça por ficar tão grande. O fato é, meus queridos amigos, que estão de brincadeira. Fora essa coisa de jogo de cartas marcadas e etc e tal, tem ainda aquele "padrãozinho" MTV gringa que a galera insiste em imitar. A entrega de prêmios nos EUA e na Europa já é ridícula no quesito apresentação. Imaginem um "cover" mal feito? Pois foi assim a apresentação ontem. A grande atriz Fernanda Torres foi a "cicerone" da festa e me fez o favor de errar por mais de duas vezes suas apresentações que, diga-se de passagem, tinha todo o texto escrito em uma dália. A cantora Ivete Sangalo não pôde comparecer pra receber o seu prêmio então enviou o seu saxofonista para representá-la. Quando o seu músico se dirigia ao palco, Fernanda Torres já anunciava, erroneamente, outros artistas. Foi quando Fiuk, filho do cantor Fábio Júnior, porque pra mim ele é filho do Fábio Júnior, e não cantor ou ator, ficou com cara de tacho ao trombar com o músico da cantora em frente ao púlpito. Depois a gafe da atriz foi ainda pior: "o prêmio de melhor CANTOR vai para MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU". Sua anta! "Móveis Coloniais" é uma banda e eles concorriam à categoria EXPERIMENTE. À propósito, o Luan Santana, vencedor da categoria de cantor revelação disse, após fazer aqueles velhos agradecimentos clichês: "Minha intenção é de sempre levar música boa aos meus fãs". Luan??? Luanzinho??? Ainda bem que não sou seu fã.
Entre mortos e feridos algo de bom aconteceu. Pitty ganhou o prêmio de melhor dvd, sendo que seu novo dvd é um trabalho de música experimental com poesias. Daí o sumiço dela há algum tempo. Repararam? Mas pelo menos o seu trabalho foi reconhecido. Teve também uma belíssima apresentação de Maria Gadú. E por fim COPACABANA CLUB com uma WORLD MUSIC água com açúcar, porém aceitável. Mas como diz o ditado; "em terra de cego quem tem um olho só é rei."
Não sou dono da verdade e nem sou crítico. Aliás, acho que os críticos são músicos frustrados. Mas cada um gosta do que quiser. E se não gosta, todos tem o direito de "botar a boca no trombone". É o que chamamos LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Doa em quem doer. É simplesmente a minha opinião. Não é pra influenciar ninguém. Quem concorda vai dividir comigo a minha indignação. Quem não concorda que discorde. Tenho dito.
"A justiça é cega. Mas a injustiça podemos ver".
Só uma frase a comentar: Em um país onde "Creu" e "Rebolation" fazem sucesso, vc esperava o que??
ResponderExcluirCaríssimo Gleysinho,
ResponderExcluircompartilho de sua opinião em alguns subjetos, principalmente em questões relacionadas a explosão de bandas teen que carinhosamente chamo de "trash core" simplesmente porque as acho um lixo, levando em consideração apenas a qualidade musical de seus trabalhos. Não obstante ao fato de que concordo com sua avaliação neste quesito, vale lembrar que esta premiação é dada pelo público, logo, quem está de "brincadeira" é o público e não os representantes do MultiShow. Como você bem lembrou, temos liberdade para criticar o que achamos ruim, e isso é fato. No entanto, acredito que temos que ter um certo cuidado para não sermos levianos ao dizer que o que não gostamos é "ruim", porque nem sempre é o caso. Não acho que o jovem Luan Santana é um bom exemplo, porque de fato não vejo muita qualidade no trabalho do rapaz, mas outros grupos do mesmo gênero que foram premiados ontem a noite são sim, muito bons. A cantora Maria Gadú, que de fato tem uma bela voz, ganhou o prêmio de melhor álbum do ano por conta do sucesso de UMA música. Mesmo talentosa, embora como ela existam milhares pelo Brasil a fora, considero esta premiação uma "brincadeira" tão sem graça quanto os prêmios recebidos por "Restart", "Cine" e "NX Zero", mas enfim, dái esbarramos em pontos de vista diferentes, o que nos levaria a uma discussão sem fim e sem propósito.
No mais, parabéns pelo trabalho e um grande abraço.
Thiago Zola
"Meu mundo e nada mais..."
ResponderExcluirSabe Phyuq,
Nem perco mais tempo assistindo essas premiações...
Tá ridiculo o "cenario musical" ou melhor o "picadeiro musical"...
Quem tem talento não tem vez...só tem vez quem tem dinheiro...
Fala Dr.
ResponderExcluirVocê realmente ainda perde tempo com esse tipo de prêmio? O comentário do Thiago revela uma verdade que você não citou. Quem vota é o público. Mas que público? Me diz quantas vezes você entrou no site do Multshow e clicou no link "melhor cantor". Esses prêmios são feitos para os adolescentes paulistas (sim, somente os paulistas) que não tem nada pra fazer na vida a não ser entrar no twitter e contar como está o seu dia, qtas provas tem pra fazer, se escovou os dentes e principalmente, quantas vezes já votou no Restart. Ou seja, esquece a credibilidade desses programas. Use como entretenimento. Pense como um programa de comédia. E continue fazendo música boa, quem sabe vc não é indicado e o público muda um "cadinho" de perfil!
Thiago,
ResponderExcluirconcordo com quase tudo que disse.
Realmente é o público que escolhe, e repito: num pais onde faz sucesso músicas 'cheias de letra' como creu e rebolation, se espera o q? NADA! Alienação total, pq não podemos esquecer que é a mídia que vende, é a mídia que se aproveita e alimenta a 'curtura' social.
Não vejo graça em nada do trabalho do Luan Santana e não entendo como ele caiu no gosto da galera (assim como não entendo tantos outros gostos), mas fiquei muito feliz, apesar de não ser fã de sertanejo, de ter visto Victor e Leo ganharem a premiação que concorriam juntamente com Luan. Mostra que nem tudo está perdido.
Quanto a Maria Gadu ter ganhando o melhor álbum, discordo quando você diz que foi pelo sucesso de UMA música. UMA música de trabalho boa e bem trabalhada puxa os ouvintes para o CD (e acho que é essa mesma a função das músicas trabalhadas, pq não dá pra "vender" o cd inteiro), e, não sei se vc teve a oportunidade de ouvir, mas o CD dela é ÓTIMO!
No mais, o problema todo está nessa cultura de massa, ou nessa falta de cultura, whatever!
Meu caro,
ResponderExcluiracho que vc não deveria perder tempo vendos essas porcarias. talvez vc tenha se indignado tanto assim por ter sido a primeira vez que vc assistiu... É sempre assim...
Rock n´ roll na veia meu velho!
Abraço.
BRUNO TOSTES
Hahahah... Gleyson,eu simplismente amooo.. o seu jeito de pensar e de se expressar,
ResponderExcluirpois concordo plenamente,com tudo o que foi escrito nesse blog! Aliás, acho que hoje em dia qualquer pessoa q se diz músico e canta ''Nana néném'' pode gravar um cd. E eu concordo em tudo que aqui está escrito.
Parabêns,continue se expressando assim que eu me divirto e sempre dou boas gargalhadas.
bjo
Amore, concordo com seus pontos de vista, você sabe. Mas tbm levo em conta o que o Mazzochi disse. O público que vota nisso é molecada (menininhas, mainly), q fica o dia inteiro à toa na internet desaprendendo português e aprendendo a gostar de pseudo-música como esses emim duzinfernu. Portanto, um Prêmio INTEIRAMENTE votado pelo "público" só podia dar nisso.
ResponderExcluirA desorganização dele como um evento tbm foi percebida por muita gente. O que realmente valeu (e olhe lá) foi o roteiro feito pelo Fábio Porchat. Não é? E tenho dito. =8; P
Beijos
Leva na brincadeira...igual essa galera aqui; http://www.diariodebarrelas.com.br/2010/08/25/frustrado-com-nivel-do-premio-diretor-do-multishow-se-demite/
ResponderExcluirConcordo com cada palavra escrita, falada, gritada e cuspida.
ResponderExcluirsaudade de te ver passar.
bjosssssssssssssss
Ainda tem o pior e não foi notado. É que todos os filhos de artistas que estão na mídia no momento estavam lá disputando algo.
ResponderExcluirTodos. É só assistir por que eu não sei nem o nome dessa moçada.
O que é mais de "fudê" é saber que o que uma banda dessas ganha pra tocar apenas uma música, eu levo um ano dos muiuto bons pra ganhar.